CV SOBE 11 POSIÇÕES NO RANKING DA LIBERDADE DE IMPRENSA

Cabo Verde é um dos países que registou uma melhoria no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa, da organização Repórteres Sem Fronteiras. O país subiu 11 posições e está agora na 30ª posição.  

Cabo Verde é o país mais bem classificado entre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e ocupa o segundo lugar no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), atrás de Portugal, que lidera entre os lusófonos, na 8.ª posição.

O país se destaca na região por um ambiente de trabalho favorável aos jornalistas. A liberdade de imprensa é garantida pela Constituição. No entanto, os diretores dos veículos de comunicação públicos, que dominam o cenário midiático, são nomeados diretamente pelo governo.

A nível global, a organização alerta que “o enfraquecimento económico dos meios de comunicação é uma das principais ameaças à liberdade de imprensa.”

Segundo a organização, no continente africano, a organização salienta que a concentração dos meios de comunicação e a dependência dos anunciantes comprometem a independência editorial, observando que “a liberdade de imprensa está a diminuir de forma preocupante em muitos países africanos”. África é, de resto, a região onde a pontuação económica se está a deteriorar em mais países — 80%.

Entretanto, a organização salienta que “numa África onde informar se torna um desafio diário, o alívio vem da classificação de países como África do Sul (27º), Namíbia (28º), Cabo Verde (30º) e Gabão (41º).”

De recordar que em 2024, Cabo Verde desceu oito lugares no Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa, da 33.ª, em 2023, para a 41.ª , tendo agora em 2025 subido para a 30.ª posição.

Fonte: RSF // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *