CV VALORIZA DIVERSIDADE CULTURAL E REFORÇA INTEGRAÇÃO

O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, foi assinalado com um evento promovido pela Alta Autoridade para a Imigração, destacando a importância de Cabo Verde continuar a ser um país aberto, inclusivo e defensor dos direitos humanos. A data, proclamada pela ONU, serviu para reforçar a necessidade de políticas públicas que promovam o acolhimento digno e a convivência entre diferentes culturas.

No âmbito desta efeméride, foi apresentado um estudo sobre a imigração portuguesa em Cabo Verde, conduzido pelo investigador, Nardi Sousa, na qual revelou uma comunidade bem integrada, com forte ligação histórica e cultural ao país.

Lourenço Lopes destacou a importância de Cabo Verde continuar a ser um país acolhedor, integrador e promotor da convivência pacífica entre diferentes culturas.  Sublinhou ainda a necessidade de conhecer melhor as comunidades estrangeiras no país, como passo essencial para adoção de políticas públicas ajustadas à realidade migratória nacional.

Foram também destacadas as políticas públicas adotadas pelo Estado cabo-verdiano para garantir a inclusão de imigrantes nas áreas da educação, saúde e segurança social. O Secretário de Estado sublinhou que Cabo Verde tem uma diáspora vasta e, por isso, tem o dever moral de acolher bem quem escolhe o arquipélago como destino de vida.

Lourenço Lopes concluiu apelando à valorização da diversidade como um ativo fundamental para o progresso e coesão social, reforçando que Cabo Verde continuará a defender os direitos humanos e a promover um ambiente propício à convivência intercultural.

O momento serviu para reafirmar que conhecer a realidade migratória é essencial para construir respostas justas, eficazes e cada vez mais humanas.

REDAÇÃO TIVER

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *