Está tudo pronto para a grande noite dos Cabo Verde Music Awards, que acontece este sábado, 7 de junho, com muitas novidades. A edição deste ano promete ser uma celebração especial da música cabo-verdiana, com destaque para os 50 anos de independência do país.
Pela primeira vez, a gala desce para a zona de capotagem, junto ao mar, no Porto da Praia. Segundo a diretora de comunicação dos CVMA, Soraia de Deus, o objetivo é reforçar o simbolismo da ligação entre o mar e a música.
A parceria com a ENAPOR permitiu transformar o porto numa verdadeira sala de espetáculos, com criatividade e aproveitamento do espaço com contentores.
Na vertente de responsabilidade social, mantém-se a colaboração com a União Europeia, que este ano introduz a causa do turismo responsável.
A campanha “Viajar com Consciência é Outra Música” visa incentivar os artistas a promover um turismo que valorize as comunidades, a cultura e a sustentabilidade, sem esquecer causas anteriores como o combate ao abuso sexual de menores e à violência baseada no género.
Cristobal Matas, chefe da secção de cooperação da União Europeia em Cabo Verde, destacou a importância desta parceria para aproximar os artistas das ações concretas apoiadas pela União Europeia.
A delegação de músicos visitou hoje, projetos em Achada de Santo António, Bairro Brasil e Achada Limpa, além da Cabo-eólica, reforçando o papel da cultura na promoção de valores sociais e ambientais.
A noite da gala será marcada por atuações ao vivo de artistas consagrados e emergentes, numa antologia da música cabo-verdiana das últimas cinco décadas.
O evento celebra não só a arte nacional, mas também a sua importância na construção da identidade e coesão social do país.
Redação Tiver