O pugilista cabo-verdiano, David de Pina, foi condecorado com a mais alta distinção nacional, em reconhecimento ao seu feito histórico nos Jogos Olímpicos de Paris. Pina conquistou a primeira medalha olímpica para Cabo Verde, marcando um marco significativo na história desportiva do país.
David de Pina, já é considerado uma lenda do desporto cabo-verdiano e, com esta conquista, o seu legado está garantido nas páginas da história olímpica, e é por isso que foi condecorado pelo primeiro ministro, que destacou a sua determinação, dedicação e o talento, ressaltando a importância da conquista para a nação e para o desporto cabo-verdiano.
“Tratar-se de uma homenagem devida e merecida, pelo facto de Cabo Verde ter conseguido a sua primeira medalha olímpica, o que representa algo de valor transcendente, o esforço, dedicação e talento mas também aquilo que é Cabo Verde, a sua resiliência, a sua capacidade de superação, o seu talento que desmonta no desporto e em várias outras modalidades”. – Primeiro Ministro
David de Pina expressou sua gratidão pela homenagem e dedicou a medalha a todos os que apoiaram sua jornada, desde familiares até treinadores. A vitória de Silva tem gerado grande entusiasmo e inspiração em Cabo Verde, e a condecoração é um reflexo do impacto positivo de seu triunfo.
“É um orgulho ser cabo-verdiano. Só estive fora para melhorar o potencial. É uma honra estar em Cabo Verde ao receber esta medalha. É uma alegria ser filho desta terra e espero que esta terra também se sinta honrada em ter um filho como eu”. – Pugilista
Esta conquista representa um marco na história olímpica do país e reforça a importância do apoio ao desporto como meio de elevar a imagem e o potencial de Cabo Verde no cenário global. Ulisses correia e Silva, que reafirmou o compromisso em apoiar o pugilista, disse que a bolsa do atleta vai ser ajustada com relação aos próximos desafios. Apesar disse David de Pina disse que precisa de mais patrocínios para dar o país melhores resultados.
“Vamos conseguir garantir a estabilidade, a previsibilidade e condições para que haja ainda mais superação. É assim que Cabo Verde faz uma grande aposta, distinguindo claramente o mérito e o projecto que isto representa para Cabo Verde. É a primeira medalha olímpica e o seu nome fica registado. É por causa disto que esta condecoração reconhece não só o seu desempenho nos Jogos Olímpicos, o facto de ser o primeiro, mas também representa o estímulo para que continue a fazer o bom combate, continue a ser o vencedor e continue a representar Cabo Verde” – Primeiro Ministro
David de Pina, de 28 anos, superou adversários de renome mundial para alcançar o topo do pódio na categoria de até 51kg. Esta vitória marca um momento inédito para o desporto cabo-verdiano, sendo a primeira medalha do país em uma competição olímpica. Este triunfo coloca o país no mapa do desporto mundial, consolidando Cabo Verde como uma nação que, apesar das suas dimensões, possui talentos extraordinários.
Redação Tiver