David Pina inaugurou um capítulo brilhante na história do esporte de Cabo Verde nesta sexta-feira, 2 de agosto. O pugilista garantiu a primeira medalha dos caboverdianos em Jogos Olímpicos.
A façanha aconteceu graças à vitória pelas quartas de final do boxe, na categoria masculina até 51kg. Pina derrotou o zambiano Patrick Chinyemba em decisão unânime e, com a vaga nas semifinais de Paris 2024, já assegurou o pódio.
No boxe dos Jogos Olímpicos, todos os semifinalistas garantem ao menos a medalha de bronze. Porta-bandeira de Cabo Verde, David Pina ainda vai decidir a cor da sua medalha, a partir das semifinais. Sua próxima luta acontece no próximo domingo, 4 de agosto. Tem chances de registrar uma história ainda maior. É um feito tremendo para o pugilista de 27 anos, que cogitou largar o boxe há cinco meses, após perder uma das chances de classificação aos Jogos Olímpicos.
Cabo Verde estreou nos Jogos Olímpicos em Atlanta 1996. Desde então, nunca tinha subido ao pódio. Também é o terceiro pódio da história da África lusófona. Até então, apenas Moçambique tinha medalhas – duas, ambas com Maria Mutola, bronze nos 800m rasos em Atlanta 1996 e ouro na mesma prova em Sydney 2000.
David Pina dominou a luta desde o primeiro round. O caboverdiano venceu o zambiano segundo quatro árbitros na primeira parcial. No segundo round, Pina conseguiu por unanimidade a vitória de 10 a 9 na contagem. A classificação estava encaminhada, até que ele vencesse também o terceiro round segundo quatro juízes. Ao final, os cinco árbitros deram o triunfo para o africano.
Antes dos Jogos Olímpicos, David Pina conversou com o Olympics.com. Já confiava nas chances de medalha: “Acredito que posso! Minhas atuações na Tailândia mostraram ao mundo que somos candidatos às medalhas. As coisas podem mudar até Paris, todos vão treinar e melhorar. Podemos não conseguir, é normal, mas mostrei na Tailândia que só precisava de uma chance.”
Fonte: Olympics.com // Ad: Redação Tiver