O Governo declarou situação de contingência em todo país, a partir de hoje e durante dois meses, face ao agravamento do potencial de risco de aumento dos casos de dengue, resultante dos efeitos provocados pelas chuvas. A informação consta da Resolução N.º 85/2024 de 02 de outubro, publicada no Boletim Oficial, e que hoje entrou em vigor.
Como medidas preventivas especiais a resolução destaca a manutenção e reforço da “força-tarefa”, de natureza multissectorial, da qual fazem parte os agentes de proteção civil e as demais entidades com deveres de colaboração em matéria de proteção civil, com missão de apoiar as estruturas de saúde no reforço das ações de resposta à emergência.
Ativação dos planos de emergência e proteção civil em todas as ilhas, ativação do Fundo Nacional de Emergência com vista ao financiamento das ações de prevenção e resposta no âmbito da proteção civil são outras medidas preventivas.
Esta situação de contingência, de acordo com a resolução, pode ser prorrogada se razões concretas e ponderosas assim o determinarem.
No dia 30 de agosto deste ano, em decorrência do aumento dos casos de dengue em Cabo Verde, o Governo decidiu declarar a situação de alerta de proteção civil nas ilhas de Santiago, Fogo e Brava.
Entretanto, o Boletim Diário da Dengue, mostra que na quarta-feira, 02 de outubro, foram notificados 325 casos suspeitos de dengue e 207 confirmados, sendo que cinco pessoas foram hospitalizadas e sem registo de mortes e de casos graves.
O mesmo documento refere ainda que o país contabiliza um total acumulado de 9.250 casos notificados, dos quais 5.957 confirmados e dois óbitos, sendo que as ilhas de Santiago e Fogo continuam a registar mais casos.
Na cidade da Praia, foram detetados 151 casos suspeitos e 119 confirmados, enquanto em Santa Catarina, 26 casos suspeitos e 11 casos confirmados, seguido de Santa Cruz, com 13 suspeitos e 10 confirmados. No concelho de São Filipe, na ilha do Fogo, foram registados 67 casos suspeitos e 31 confirmados, enquanto nos Mosteiros foram detectados 24 casos suspeitos e nove confirmados e em Santa Catarina cinco suspeitos e quatro confirmados.
O boletim diário da dengue refere ainda que na ilha do Maio foram registados 13 casos suspeitos e nenhum caso confirmado. Neste sentido, o Governo declarou situação de contingência em todo país, a partir de hoje e durante dois meses, face ao agravamento do potencial de risco de aumento dos casos de dengue, resultante dos efeitos provocados pelas chuvas.
Fonte: Governo // Ad: Redação Tiver