A diretora do Banco de Sangue do Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN) afirmou hoje que atualmente é um grande desafio conseguir doadores suficientes. Linette Fernandes fez um apelo ao engajamento de todos, para salvarem a vida daquelas que precisam.
A mesma fonte falava sobre a importância do Dia Mundial do Doador de Sangue que acontece 14 de Junho com 20 anos celebrando a generosidade.
O responsável do Banco de Sangue do Hospital central da Praia sublinhou ainda que para atingirem a meta de ter 100% de doação voluntária as pessoas precisam ser mais sensibilizadas assim podem ter a quantidade suficiente de sangue .
Acrescentando que muitas vezes dependem de doações familiares para colmatar a falta de doações voluntárias.
Segundo Linette Fernandes desde o início do ano receberam no atendimento 1.258 voluntários mas 817 resultaram em doações e neste momento o Banco de Sangue garante um estoque “razoável “de sangue no entanto necessitam constantemente de doadores para reposição .
“No ano passado o Banco de Sangue deste hospital contou em torno de 67 a 68% de doadores voluntários e este ano continuamos a trabalhar na sensibilização para vermos se conseguimos chegar à meta 100% de doadores voluntários estabelecida pela Organização Mundial da Saúde”, disse a directora.
Linette Fernandes disse que a função da comunicação social é fundamental por divulgar sobre a importância da doação de sangue e esclareceu que todos os doadores têm um processo que deve ser feito para verificar se não tem algum risco de doença.
Para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Banco de Sangue tem realizado um conjunto de actividades, desde do início deste mês, nomeadamente, torneio de futsal com os parceiros e rastreio oncológico para o cancro da próstata e da mama aos doadores. Esta data foi oficialmente designada pela Assembleia Mundial da Saúde em 2005 para celebrar e agradecer os doadores de todo o mundo.
Fonte: Inforpress// Ad: Redação Tiver