“DESAFIO DOS TRANSPORTES MARÍTIMOS PRECISA SER RESOLVIDO”

O Governo reconheceu hoje que os transportes marítimos continuam a ser um desafio que precisa ser debelado totalmente. Portanto, segundo Abraão Vicente, o processo de compra de pelo menos dois navios se encontra em fase de aprovação por financiadores internacionais.

Quem o disse foi o ministro do Mar, Abraão Vicente, no seu discurso de abertura hoje do conselho do Ministério do Mar, que reúne, no Mindelo, todas as direções e instituições sob sua tutela.

Num longo discurso, que percorreu todos os sectores e subsectores do Ministério do Mar, Abraão Vicente sublinhou que a assinatura da adenda ao contrato com a CV Interilhas, “salvo problemas pontuais, por avaria ou questões de força maior, provocados pelo estado do mar”, o cumprimento do acordo tem sido “bastante elevado”.

Contudo, assinalou, a meta é a introdução de navios novos nas rotas marinhas, para trazer “mais conforto, previsibilidade e mais segurança” a quem queira viajar via marítima.

Nesta mesma linha, Abraão Vicente disse que o Governo tem em marcha um processo de modernização das gares marítimas em todas as ilhas, num vasto processo de modernização de uma logística que faça prosperar o negócio da cabotagem, não só a nível de passageiros como de cargas.

Ademais, di-lo o ministro, existe a obrigação de avaliar as infra-estruturas portuárias existentes em cada ilha, identificar as necessidades de modernização e expansão, priorizando as ilhas com maior demanda e potencial de crescimento económico, ou seja, “não ficar por aquilo que já existe, olhar para além daquilo que já existe”.

Num outro ponto do seu discurso, o ministro considerou que a inauguração do terminal de cruzeiros de São Vicente, no próximo ano, deverá abrir “um novo filão”, não só de negócio, mas também de governação, mas que é preciso um “forte investimento” na promoção do turismo marítimo no País, com o terminal como farol.

O ministro lembrou que é necessário continuar a modernizar e expandir os portos do País, e aqui disse esperar ter até ao final do ano “a boa notícia” da confirmação do financiamento do alargamento do Porto Grande de São Vicente e do alongamento do porto do Porto Novo em Santo Antão.

Decorre sob o lema “Um mar de oportunidades – emprego, conectividade e desenvolvimento sustentável”, e junta os conselhos de administração e directivos das tuteladas e empresas do Estado, directores executivos, director de gabinete, gestoras dos fundos autónomos e assessores do ministro.

Fonte: Santiago magazine // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *