Faltam exactos 10 dias para a gala da premiação dos artistas cabo-verdianos, que vai ser realizada na capital do país, mais precisamente no Porto da Praia. Com a contagem regressiva, este ano, os CVMA, em parceria com a Embaixada da União Europeia em Cabo Verde unem a sua voz à causa das alterações climáticas e da protecção e sustentabilidade ambiental rumo a um planeta cada vez mais saudável para todos.
“Desdi Mininu, Nu Cuida Di Nos Planeta” é o mote de uma campanha que pretende sensibilizar a classe artística, mas também o público em geral, especialmente as crianças, que são os futuros cidadãos, para a causa da proteção e preservação ambiental com foco na sustentabilidade e no impacto das alterações climáticas. Um impacto que Cabo Verde conhece, face ao fenómeno da seca.
Conforme avançou Soraia de Deus, o projeto de responsabilidade social começa na gala, e prolonga-se ao longo do ano, que pretendem incluir os artistas e comitiva CVMA, agentes, membros da Academia e outras personalidades do mundo musical. As ações vão incluir visitas a projetos levados a cabo pela União Europeiaem Santo Antão e Santiago.
Para o representante da União Europeia em Cabo Verde, é importante que os artistas estejam mais conscientes do seu papel enquanto formadores de opinião e vozes ativas face à necessidade de sensibilização para o impacto das alterações climáticas e importância da protecção e preservação ambiental.
A gala dos Cabo Verde Music Awards, que está agendada para o dia 1 de Junho, no Porto da Praia, vai contar com o concurso de 17 categorias, sendo contemplados os trabalhos digitais ou físicos lançados entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2023.
Redação Tiver