O membro dirigente da Rede Laço Branco, Paulino Moniz, reconheceu hoje que a responsabilidade paternal em Cabo Verde tem vindo a melhorar, mas recomendou mais debate e lançamento de uma campanhas de sensibilização sobre paternidade responsável. Estas considerações foram prestadas em entrevista, a propósito do Dia do Pai, que se assinala hoje.
Para que este assunto esteja no centro das atenções, Este activista social acrescentou que é necessário promover debates de reflexão não só nos meios da comunicação social, mas também nas comunidades, escolas, instituições e a sociedade civil, para que cada um reflita, analise e questione sobre as suas responsabilidades.
Avançou também que é fundamental incutir, desde cedo, a educação e valores aos filhos para que no futuro sejam um exemplo para os seus filhos. Mas que para isso é importante que tenham a presença do pai no seu crescimento.
Em Cabo Verde, disse, 60 por cento (%) das crianças não vivem com o pai e 13% não tem registo do pai, realidade que, segundo o activista social, contribui para o sofrimento muitas crianças no país.
Aliás, o membro dirigente da Rede Laço Branco acredita que este é um desafio que ainda persiste no seio de uma paternidade responsável.
Este activista social sublinhou que a ausência e a forma que um pai participa na vida de um filho pode reflectir futuramente na sua educação, em vários aspectos, tanto positivo como negativo.
Dia do Pai é uma data comemorativa que homenageia anualmente os pais. A data varia de acordo com os países.
Fonte: Inforpress // Ad: Redaçao Tiver