O Dia Mundial da Televisão, destaca o papel crucial da mídia no combate ao racismo e a todas as formas de discriminação, inclusive ao evitar estereótipos, representar a diversidade, dar voz a comunidades vulneráveis e muito mais. Conforme avança a Organização das Nações Unidas.
A televisão começou como um sonho distante no final do século XIX, com o disco de Nipkow, criado pelo alemão Paul Nipkow, que permitia a transmissão de imagens rudimentares.
Em 1926, John Logie Baird deu o próximo passo, realizando a primeira transmissão televisiva, ainda em preto e branco. Com o tempo, a tecnologia evoluiu: a televisão em cores surgiu nos anos 1940, mas só ganhou força nas décadas de 1960 e 1970.
A televisão em Cabo Verde surgiu com a Televisão Experimental de Cabo Verde (TVEC), que iniciou as suas emissões a 12 de março de 1984. A oficialização ocorreu em 31 de dezembro do mesmo ano, e a estação evoluiu para a Televisão Nacional de Cabo Verde (TNCV) em 1990.
Hilário Brito, juntamente com outros profissionais da área da Comunicação Social, foi um dos responsáveis pela implementação da televisão experimental em Cabo Verde a 12 de Março de 1984 com a criação da TEVEC.
Em 1997, a TNCV e a Rádio Nacional de Cabo Verde (RNCV) fundiram-se para criar a Radiotelevisão Cabo-verdiana (RTC).
Em 2007: Lançamento da TIVER, o primeiro canal de televisão privado em Cabo Verde.
Em 2011: A transição do sinal analógico para a Televisão Digital Terrestre (TDT) começa, um processo que foi concluído e com o desligamento do sinal analógico em 2021.
A televisão continua sendo importante hoje, principalmente como meio de comunicação de massa para entreter informarar e muito ainda.
Redação Tiver