DIA NACIONAL DO BATUCO É CELEBRADO COM MANIFESTAÇÕES EM 6 MUNICÍPIOS

O batuco combina poesia, voz, música e dança, sendo uma prática social que é ao mesmo tempo ritual e festiva, enriquecida com conteúdo cultural e expressão de uma identidade própria, originada a partir do saber popular e da tradição oral. Em honra ao Dia Nacional do Batuco, estabelecido em Cabo Verde no dia 31 de julho, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas promoveu hoje, eventos com essa manifestação cultural em seis municípios do país.

Os grupos de batuco se apresentaram nos mercados municipais da Praia (Platô), Santa Cruz, São Miguel, Santa Catarina, no Pilorinhu na Cidade Velha, Ribeira Grande de Santiago e na rua principal da cidade de Porto Inglês, na ilha do Maio.

Conforme uma nota do governo, essa celebração do batuco visa trazer essa secular manifestação cultural de Cabo Verde para as ruas dos vários municípios, proporcionando momentos de convívio com a população.

O Dia Nacional do Batuco foi oficialmente instituído pela Assembleia Nacional em março de 2021, com votação unânime dos deputados presentes. A data escolhida, 31 de julho, tem como objetivo permitir que as batucadeiras, músicos, intérpretes e todos os cabo-verdianos celebrem esse género musical tradicional da ilha de Santiago, que é também um património nacional, explica a mesma fonte.

Segundo a mesma nota, essa iniciativa oficial complementa o trabalho de inventário realizado pelo Instituto do Património Cultural (IPC), que tem a responsabilidade de preservar esse género musical e prática social. O Dia Nacional do Batuco é uma oportunidade para exaltar a riqueza da cultura cabo-verdiana e promover o reconhecimento e a valorização dessa tradição única e significativa para o país.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *