A União Europeia realizou hoje, o II diálogo político de alto nível sobre o tema “Abuso sexual de menores e mulheres em Cabo Verde”. O objectivo deste evento é identificar os desafios na implementação das leis existentes, assim como perspectivar formas de intervenção e propostas concretas para prevenir e combater estes crimes.
O abuso sexual contra menores permaneceu durante anos silenciosos ou ignorado, dificultando a denúncia e a formulação de políticas públicas baseadas em evidências. Por esse motivo, a sociedade tem trabalhado em diversas formas para garantir a proteção integral dos direitos das crianças, o que inclui proporcionar-lhes ambientes seguros, bem como atenção imediata e especializada para restaurar os seus direitos no caso de serem violados.
A 1ª edição do diálogo político sobre “abuso sexual de menores e mulheres em Cabo Verde”, deixou algumas recomendações que hoje estão sendo colocadas em prática, conforme adiantou Carla Grijó.
“Uma das recomendações que foi feita com alguma força no 1º diálogo, foi a necessidade de haver um trabalho de prevenção nas escolas, como por exemplo, que são muitas vezes lugares onde podem ser despistadas estas situações, e prevenidas também, e as organizações/sociedade civil queixava-se de que não havia materiais pedagógicos, formação de professores e educadores, e demos passos desde o 1º diálogo nesse sentido. Temos já um primeiro manual que foi financiado pela UE, mas que foi produzido pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde, e que agora vai ser utilizado para formação de professores”. – Embaixadora da UE em CV
A embaixadora da união europeia em Cabo Verde, lançou ainda um apelo, para prevenir esse tipo de violência.
“Que esta seja assumida como uma causa colectiva, que diz respeito à todos, incluindo parceiros internacionais, por que é um tema universal”. – Embaixadora da UE em CV
Espera-se que através deste diálogo, a sociedade civil esteja mais sensibilizada sobre a temática do abuso e exploração sexual, mais activa e engajada na denúncia, identificação e luta contra este flagelo.
Redação Tiver