A embaixadora dos Estados Unidos da América (EUA) nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, parte hoje para uma visita de quatro dias a três países africanos, incluindo Cabo Verde, com a insegurança alimentar e guerra na Ucrânia na agenda.
Diplomata norte-americana Thomas-Greenfield visita África com passagem por Cabo Verde
A embaixadora dos Estados Unidos da América (EUA) nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, partiu para uma visita de quatro dias a três países africanos, incluindo Cabo Verde, com a insegurança alimentar e guerra na Ucrânia na agenda.
Em declarações antes da partida para esta viagem, que prevê deslocações primeiro ao Uganda e depois ao Gana, a diplomata norte-americana anunciou que vai reunir-se na Praia com o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo Soares.
A diplomata destacou que Cabo Verde é “um importante parceiro” dos EUA e que a visita ao arquipélago, no domingo, será “uma oportunidade” para se “envolver com os parceiros no terreno”.
Sobre a visita aos três países em geral, e apesar de assuntos locais em cada um, a embaixadora norte-americana na Organização das Nações Unidas (ONU) sublinhou que o “principal objetivo é ouvir”, para poder “entender melhor as preocupações dos ugandeses, ganeses e do povo de Cabo Verde, e partilhar essas preocupações” no regresso.
Linda Thomas-Greenfield reforçou que embora a “insegurança alimentar seja uma crise global”, todos sabem que “atingiu particularmente África”. Os altos preços da energia, mudanças climáticas, “incluindo secas e inundações severas”, a pandemia de covid-19 “e o aumento dos conflitos combinaram-se para levar milhões de pessoas ao limite”, enfatizou.
Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver