DIRECTORA EXECUTIVA DA UNICEF PORTUGAL CONFIANTE NO IMPACTO DOS PROJECTOS DE APOIO À INFÂNCIA

 A Directora Executiva da UNICEF Portugal acredita no impacto positivo dos projectos implementados com os fundos mobilizados para Cabo Verde em 2024. Beatriz Imperatori iniciou esta segunda-feira uma visita de quatro dias a São Vicente e Santo Antão. A missão ao arquipélago surge na sequência da campanha de mobilização de fundos lançada em 2024.

A visita tem como propósito acompanhar e avaliar no terreno a implementação dos projectos.

“Conhecer os sítios onde todo o trabalho vai ser realizado e levar a todos aqueles que depositaram a sua confiança em nós, que estivemos nas escolas, vimos as coisas acontecer – a água, as casas de banho, a protecção, que é tão importante garantir – e vimos um compromisso de todos. As coisas não acontecem de um dia para o outro, nada acontece de um dia para o outro”, referiu Beatriz Imperatori.

A UNICEF Cabo Verde mobilizou, com o apoio do Comité Português, mais de 45 milhões de escudos para apoiar crianças no arquipélago, com foco nos sectores da saúde, educação, água e saneamento.

O representante da UNICEF em Cabo Verde, David Matern, que acompanha a visita, explica que as visitas no terreno são importantes para recolher informações sobre as necessidades das comunidades.

“O objectivo principal da nossa missão é ver o impacto da nossa parceria, graças à campanha que o Comité lançou no ano passado. Mas a UNICEF está em Cabo Verde para apoiarmos o governo, através do sector da Educação, do Ministério da Educação”, assegurou.

As iniciativas são implementadas com base no PEDS II, tendo em conta as medidas prioritárias definidas pelo Governo, nomeadamente a introdução de novas vacinas para crianças menores de 1 ano, melhorias em água, saneamento e higiene em escolas e comunidades, reforço do transporte escolar em Santo Antão e Boa Vista, combate ao trabalho infantil e a ligação à rede de água para famílias vulneráveis na ilha do Maio.

A visita prossegue hoje em Santo Antão, com encontros de trabalho com as autoridades locais e visitas aos projectos financiados nos três concelhos da ilha.

Fonte: Expresso das Ilhas // Redação Tiver     

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *