O Bispo da Diocese de Santiago e Cardeal da Igreja Católica, Dom Arlindo Gomes Furtado, encontra-se a caminho do Vaticano, onde irá prestar a sua última homenagem a Sua Santidade, o Papa Francisco, participando nas cerimónias fúnebres marcadas para o próximo sábado.
Dom Arlindo estará igualmente presente no Conclave que reunirá os Cardeais de todo o mundo com a missão de eleger o novo Papa, sucessor de Francisco, falecido na segunda-feira, aos 88 anos.
Aos 75 anos, Dom Arlindo é o único Cabo-verdiano com direito a voto no Conclave e, embora de forma remota, é também potencial elegível ao mais alto cargo da Igreja Católica, um fato inédito para Cabo Verde.
Esta será, assim, a primeira vez que o País, de maioria Cristã e com duas Dioceses, estará representado na eleição de um Papa, num momento histórico que simboliza o reconhecimento das chamadas periferias geográficas no seio da Igreja.
Recorde-se que foi o próprio Papa Francisco quem, em 2015, elevou Dom Arlindo ao cardinalato, numa clara expressão do seu compromisso com uma Igreja mais inclusiva e universal.
Fonte: O País // Ad: Redação Tiver