O ministro da educação afirmou hoje, na cidade da Praia, que em princípio não há motivos para a greve anunciada pelos sindicatos que representam a classe docente, para os dias 19 e 20 do corrente mês. Amadeu Cruz explica que o executivo tenciona publicar o despacho conjunto antes do dia 20, realçando sempre o diálogo com os sindicatos.
Em conferência de imprensa para abordar o arranque do novo ano lectivo, o governante salientou que em princípio não há motivos para uma greve e que o governo de tudo está a fazer para publicar o despacho conjunto antes do dia 20.
Amadeu Cruz acrescentou que tem estado a aguardar o posicionamento do presidente da república, e se caso não houver um posicionamento o seu ministério juntamente com o ministério da administração pública tomarão novas iniciativas.
De realçar que o Sindep e Sindprof formalizaram um pré-aviso de greve para os dias 19 e 20 de setembro. Segundo os mesmos a greve deve-se ao incumprimento dos compromissos assumidos sobre a resolução dos pendentes, a não disponibilidade de negociações para revisão do estatuto da carreira do pessoal docente.
Redação Tiver