EMPRESÁRIO DENUNCIA DIFICULDADES E CONCORRÊNCIA DESLEAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Um empresário do setor da construção civil em Cabo Verde revelou as dificuldades enfrentadas pelas empresas do ramo, destacando a falta de grandes obras e a concorrência desleal. Por outro lado, a Ordem dos Engenheiros destaca a retomada do dinamismo no setor, garantindo o cumprimento da legislação para um mercado mais controlado e regulamentado em termos de preços, prazos e qualidade.

De acordo com o empresário, a falta de regulamentação e proteção do mercado nacional tem levado à predominância de empreiteiros estrangeiros em detrimento das empresas locais. Ele ressaltou a importância de criar condições favoráveis para que as empresas cabo-verdianas possam competir em igualdade de condições.

A falta de grandes obras, combinada com exigências financeiras além da capacidade nacional, tem prejudicado consideravelmente o setor da construção civil em Cabo Verde, de acordo com o empresário. Mencionando a necessidade de regulamentação do mercado e a proteção das empresas nacionais para criar um ambiente propício ao crescimento do setor.

O empresário destacou a concorrência desleal como outro problema enfrentado pelo setor, principalmente nos municípios, onde muitas obras são executadas diretamente ou por micro e pequenas empresas ineficazes. 

O empresário ressaltou o aumento de empresas sem capacidade técnica ou financeira que praticam preços baixos, resultando em uma queda na contratação e produção.

A falta de controle e transparência na fiscalização também foi criticada pelo empresário, que enfatizou a importância de uma fiscalização ativa, rigorosa e com punições aos infratores para garantir a regulamentação do setor.

O bastonário da Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde, Carlos Alberto de Sousa Monteiro, também abordou o tema, ressaltando a importância da colaboração entre várias entidades, como a Comissão de Alvarás, a Direção Geral de Inspecção, as Câmaras Municipais, a Associação de Empreiteiros e a Ordem dos Engenheiros para combater a concorrência desleal.

Embora a situação da construção civil em Cabo Verde seja desafiadora, a Ordem dos Engenheiros mencionou a retomada do dinamismo no setor, com empreendimentos privados e públicos contribuindo para essa tendência. No entanto, ainda há muito a ser feito para fortalecer o setor e proteger as empresas locais da concorrência desleal.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *