EMPRESAS AÇORIANAS RECRUTARAM 30 TRABALHADORES CABO-VERDIANOS EM DOIS ANOS

Os empresários dos Açores recrutaram três dezenas de funcionários em Cabo Verde, desde 2022, através de um acordo entre a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo e o Instituto de Formação Profissional de Cabo Verde. Até agora, cerca de trinta pessoas foram recrutados.

O responsável está na ilha Terceira para conhecer as condições de trabalho dos emigrantes cabo-verdianos recrutados através da CCAH, com quem assinou um protocolo para formalizar um acordo iniciado em 2022, que passa pela colaboração na formação profissional, mas também pela mobilidade profissional regular.

Segundo Paulo Santos, é dada prioridade no recrutamento “a pessoas que já fizeram formação e que estão no desemprego”, para “dar acesso ao mercado e ao rendimento” e “combater o flagelo da pobreza”.

Na visita à ilha Terceira, o presidente do IFP vai visitar algumas empresas que já contrataram trabalhadores cabo-verdianos para “perceber quais são as dificuldades” e encontrar soluções em áreas como a habitação e o acompanhamento de familiares.

O presidente do IFP disse que, por ano, são formados “mais de 5.000 jovens” em Cabo Verde, nas escolas de hotelaria e no centro de formação e manutenção industrial.

Segundo o presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, Marcos Couto, o recrutamento através da associação empresarial permite assegurar que a contratação é feita com garantias de transparência, legalidade e estabilidade, tanto para empresas como para funcionários.

Segundo Marcos Couto, é sobretudo na área da restauração e hotelaria que há recrutamento de trabalhadores em Cabo Verde, mas também em profissões como técnicos especializados de ar condicionado e torneiros mecânicos.

Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *