ENTRADA DE VISITANTES DO 1° SEMESTRE DE 2024 DOS MUSEUS DE CV AUMENTA

O Relatório de Visitantes dos Museus de Cabo Verde referente ao primeiro semestre de 2024, destacou um aumento significativo de 30% no número de visitantes em relação ao mesmo período de 2023, demonstrando a crescente atratividade e importância dos nossos museus. Os dados evidenciam o sucesso das iniciativas de valorização das nossas estruturas museológicas, bem como o impacto positivo das atividades educativas e culturais desenvolvidas.

Os 11 Museus de Cabo Verde tutelados pelo Ministério da Cultura e Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural, registaram no 1º semestre do ano em curso, um total de 23 387 visitantes, mais 5375 visitantes do que o registado no mesmo período homólogo de 2023. Do total contabilizado no primeiro semestre deste ano, verifica-se que a afluência maior de visitantes continua a ser por parte dos estrangeiros, representado 65% desse registo, contrapondo aos nacionais que representam 35%.

O Museu do Campo de Concentração do Tarrafal continua a liderar como o mais visitado quer por estrangeiros (6028 visitantes) quer por nacionais (5456 visitantes), totalizando 11484 entradas, quase o dobro do número de registado no 1º semestre de 2023 (6428) e 49% total dos valores observados nos 1 museus geridos pelo IPC.

Na segunda posição encontra-se, este ano, o Museu do Mar, totalizando 3399 registo (661 nacionais e 2738 estrangeiros), o que representa 14% dos visitantes, e em terceiro o Núcleo Museológico Cesária Évora com 2411 dos quais 123 nacionais e 2288 estrangeiros, representado 10% das entradas. Quanto aos menos visitados encontram-se o Museu da Tabanca localizado em Chã de Tanque, não tendo sido registado nenhuma entrada, uma vez que se encontra desde o início deste ano encerrado, devido aos trabalhos em curso para a elaboração do novo projeto de reabilitação do edifício e nova museografia.

A juntar-se ao Museu da Tabanca estão: a Casa Eugénio Tavares na Ilha Brava (126) e a Casa da Morna Sodade em São Nicolau (317).

Em suma, pode-se estabelecer o aumento gradual do número de visitantes nos Museus de Cabo Verde, às diversas ações de valorização das diferentes estruturas museológicas, com primazia à implementação de novos projetos museológicos e museográficos; à dinamização dos museus através de várias atividades educativas, culturais; e ao maior engajamento junto do setor escolar e turístico, estando todas essas ações em consonância com o PEDS 2030 e o Programa do Governo 2021-2026.

Fonte: IPC // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *