ERIS PROMOVE ATIVIDADES EDUCATIVAS DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA SANITÁRIA DOS ALIMENTOS

A Entidade Reguladora Independente da Saúde -ERIS realiza esta sexta-feira, 06 de junho, actividades educativas nas escolas Escolas Primária, Eugénio Tavares e 13 de Janeiro na Cidade da Praia, e a Escola Primária Valentina Lopes da Silva em São Vicente. Estas atividades ocorrem no quadro do Dia Mundial da Segurança Sanitária dos Alimentos (DMSSAA), que se assinala a 7 de junho. 

As ações incluem demonstrações científicas interativas, partilha de informações sobre a segurança sanitária dos alimentos e uma pequena dramatização que será protagonizada pelos alunos, com o objetivo de sensibilizar para os cuidados a ter com os alimentos no dia a dia.

Através de experiências práticas, linguagem acessível e momentos de diálogo, pretende-se promover entre as crianças comportamentos seguros e conscientes na manipulação e consumo de alimentos.

A ERIS destaca que a iniciativa está alinhada ao tema definido este ano pela FAO e OMS: “Segurança Sanitária dos Alimentos: Ciência em Ação” e reforça o compromisso da ERIS com a promoção da cultura de segurança alimentar em Cabo Verde, começando desde os primeiros anos de formação escolar.

De acordo com a programação as sessões na Cidade da Praia decorrerão às 9h00, na Escola Primária Eugénio Tavares e, às 11h00, com alunos da Escola 13 de Janeiro, a se realizar na Escola Secundária Abílio Duarte. A ação na Cidade do Mindelo está agendada para as 16h00 do mesmo dia.

Através da experiência prática e explicações com abordagem didática e acessíveis, os técnicos da Direção de Regulação Alimentar (DRA) da ERIS irão ilustrar os principais riscos associados à manipulação e consumo de alimentos contaminados, bem como destacar o papel da ciência na prevenção de doenças de origem alimentar e na proteção da saúde pública.

Com esta ação, realça na nota, a ERIS reafirma o seu compromisso com a promoção da segurança dos alimentos e com o envolvimento ativo da sociedade civil, em especial do público jovem, na construção de um sistema alimentar mais informado e seguro.

Fonte: ERIS // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *