A ERIS, realizou hoje, um workshop destinado aos jornalistas de Cabo Verde, sob o lema “Minha saúde, meu direito: comunicar sobre os direitos dos consumidores e utentes”. O evento teve como objetivo, promover debate sobre as contribuições da regulação, para a proteção dos direitos dos consumidores, bem como, a parceria necessária dos jornalistas para a construção de uma comunicação clara e sem barreiras de acesso neste quesito.
Este workshop, destinado aos jornalistas, foi feito, no âmbito da celebração do Dia Mundial da Saúde, data criada pela OMS, visto que apresenta um papel essencial para a conscientização dos utentes, os formuladores de políticas e os profissionais de saúde, sobre a importância deste sector para a melhoria da qualidade de vida da população.
Conforma avançou o PCA da ERIS, os desafios enfrentados pelos utentes e consumidores, no que diz respeito aos seus direitos, são a literacia e saúde, e é por isso que estão a fazer workshops, comunicados, informações, para saber como interferir para proteger a sua saúde.
Por sua vez, o presidente da AJOC, congratulou-se com essa iniciativa da ERIS, por ser pertinente na divulgação das informações atualizadas, ligadas a saúde. No entanto lamentou o facto de haver pouca aderência dos jornalistas nesse workshop.
Este foi o segundo workshop organizado pela ERIS, como forma de contribuir para a proteção da saúde pública e dos interesses dos cidadãos, assegurando um elevado nível de segurança sanitária dos setores, objeto de regulação.
Redação Tiver