ESLOVÁQUIA: 2 MORTOS E 4 FERIDOS EM DESLIZAMENTO DE TERRAS

Um deslizamento de terras no vale de Monkova, na Eslováquia, causou a morte de pelo menos dois turistas e quatro feridos. O incidente deixou ainda 16 pessoas retidas num abrigo turístico. A ministra da Saúde, Zuzana Dolinková, apresentou as condolências aos familiares das vítimas

Um deslizamento de terras no vale de Monkova, na cordilheira mais alta da Eslováquia, causou a morte de pelo menos dois turistas e quatro feridos, deixando ainda 16 pessoas retidas num abrigo turístico. As vítimas mortais eram naturais da Polónia e da Eslováquia.

As autoridades tinham alertado, nos últimos dias, para a possibilidade da ocorrência de fortes trovoadas, chuvas torrenciais e granizo.

A ministra da Saúde, Zuzana Dolinková, apresentou as condolências aos familiares das vítimas, mas não forneceu mais pormenores. As autoridades já decretaram que a zona se encontra em estado de emergêcia.

O Mountain Rescue Service informou que um dos trilhos mais populares caminhadas no vale foi atingido por um deslizamento de terras e, por isso, foi encerrado ao público.

Os cientistas atribuíram os últimos fenómenos meteorológicos extremos, incluindo ondas de calor abrasadoras, às alterações climáticas provocadas pela atividade humana.

Nas últimas semanas, vários países europeus registaram chuvas intensas que provocaram vários mortos e feridos.

No norte do continente europeu, as temperaturas têm estado bastante abaixo da média, com mais chuva do que o normal, enquanto no sul se verificam vagas de calor e incêndios florestais.

Fonte: Euronews  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *