ESPECIALISTAS REÚNEM-SE PARA REFORÇAR SAÚDE PÚBLICA

O Instituto Nacional de Saúde Pública, promoveu o 2º Encontro Científico de Epidemiologia de Campo de Cabo Verde. Sob o lema “Epidemiologia de campo: protegendo comunidades, salvando vidas”, o evento congrega especialistas nacionais e internacionais em epidemiologia, com o objetivo de partilhar experiências e consolidar a formação de técnicos capacitados para responder a surtos e outras emergências em saúde.

Durante a cerimónia de abertura, a presidente do INSP, Maria da Luz Lima, destacou a importância dos congressos científicos como espaços de troca de experiências e fortalecimento da vigilância epidemiológica. Sublinhou o papel crucial dos epidemiologistas de campo, na resposta a emergências de saúde pública e na vigilância de doenças não transmissíveis.

Maria da Luz referiu ainda que o programa de formação tem como objetivo garantir que todos os concelhos do país disponham de, pelo menos, um epidemiologista de campo. Estes profissionais, já integrados no sistema nacional de saúde, estão capacitados para atuar em saúde humana, animal e ambiental, reforçando assim a abordagem de “Uma Só Saúde”.

Sara Mendes, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo, destacou a importância da colaboração em rede, partilhando a experiência brasileira, onde profissionais são mobilizados para apoiar diferentes regiões, e incentivando Cabo Verde a adotar esse modelo, com profissionais a prestarem apoio entre ilhas sempre que necessário.

Este encontro marca ainda o encerramento da turma 7 do programa EpiCV, com a formação de mais 17 epidemiologistas de campo, elevando para 108 o número total de profissionais capacitados desde o início do programa em 2021.

A iniciativa reforça o compromisso do país com a segurança sanitária e com sistemas de saúde mais resilientes.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *