ESTADO DOS CAMINHOS VICINAIS E SANEAMENTO PREOCUPAM GUIAS TURÍSTICOS NA ILHA DE SA

Os guias turísticos em Santo Antão manifestaram a sua “preocupação” face à situação de várias trilhas quando falta pouco mais de um mês para o arranque da época do turismo nesta ilha.

O presidente da Associação dos Guias de Turismo de Santo Antão, Odair Gomes, disse que além da situação dos percursos turísticos, que precisam de obras de recuperação, a classe está também preocupada com a situação do saneamento em várias comunidades rurais.

A preocupação dos guias do turismo surge numa altura em que os operadores turísticos se preparam para a época alta do turismo em Santo Antão, que se inicia em Outubro e prolonga-se até Maio, período durante o qual a ilha recebe “milhares” de turistas para, sobretudo, praticar caminhada em trilhas.

O presidente da Associação dos Guias do Turismo de Santo Antão tinha alertado, nos princípios deste mês de Agosto, para a necessidade de se proceder a intervenções em “mais de metade” dos caminhos vicinais para uma melhor segurança dos turistas. Este responsável disse que, além da recuperação dos itinerários turísticos, as autoridades competentes precisam, também, actuar a nível do saneamento nas comunidades turísticas da ilha.

Neste momento, a rede de percursos pedestres em Santo Antão está a ser sinalizada pelo consórcio integrado pelas empresas PATH e Letras Encantadas Estudos e Projetos, no âmbito de um projecto financiado pelo Banco Mundial.

Este projecto é coordenado pelo Ministério das Finanças, através da Unidade de Gestão de Projectos Especiais, em articulação com o Ministério do Turismo e Transportes/Instituto de Turismo de Cabo Verde.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *