O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), em colaboração com a Direção Nacional da Saúde, realizou esta sexta-feira, o lançamento oficial da campanha “2025 – Ano do Cancro”, sob o lema “O cancro não pode vencer: Sperança e nôs força, union é nos kura”. Durante a sua intervençao, o Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, destacou que a iniciativa é um passo positivo e relevante, ressaltando que o país está vivenciando um periodo de transição crítica, que reflecte o impacto dessa doença na vida social da população.
Conforme destacou o ministro, o cancro e os problemas cardíacos são dois temas fundamentais na análise das principais patologias que afetam o país. Para a mesma fonte, será o sistema de saúde, através dos seus hospitais centrais, delegacias e unidades de saúde de Santo Antão a Brava, o responsável por começar a implementar estratégias concretas para combater o cancro.
Por sua vez, a presidente do INSP, Maria da Luz Mendonça, durante sua intervenção, destacou quatro grandes problemas da saúde pública e ressaltou que receberam várias manifestações em relação ao “Ano do Cancro”, devido ao impacto profundo e chocante que essa doença representa.
A mesma sublinhou que o “Ano do Cancro” é um momento para falar abertamente sobre essa realidade, que pode afetar qualquer pessoa.
Por fim, o Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, destacou a importância da união e da conscientização no combate ao cancro. Afirmou que o cancro não pode vencer, enfatizando que a esperança e a força coletiva são essenciais para enfrentar essa luta.
Redação Tiver