O Governo aprovou a Estratégia Nacional para Implementação da Tecnologia 5G para o período 2026-2036, num investimento estimado de três milhões de contos, com o arranque de experiências-piloto no primeiro semestre deste ano. O anúncio foi feito hoje pelo vice-primeiro-ministro, ministro das Finanças e da Economia Digital, Olavo Correia, durante uma conferência de imprensa dedicada ao 5G e à criação da Semana do Digital de Cabo Verde, no Ministério das Finanças, na cidade da Praia.
Segundo o governante, as condições financeiras para a execução do plano já estão mobilizadas, sendo o 5G considerado uma infra-estrutura crítica para acelerar a transição digital do país, e uma “data marcante” para o território nacional.
De acordo com o vice-primeiro-ministro, a construção da nação digital assenta em três pilares fundamentais, designadamente os serviços públicos digitais como regra, comércio electrónico e uma economia que impere o sistema de pagamentos digitais.
Para concretizar esta agenda, o governante apontou as três áreas cruciais de investimento, como o reforço das competências e capacidades humanas no domínio digital, criação de um quadro regulatório e legal favorável à economia digital e aposta nas conectividades.
Olavo Correia avançou que o projecto piloto arranca ainda este ano no TechPark da Praia, na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em São Vicente, e no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal.
Redação Tiver