A Escola Universitária Católica realizou hoje a abertura do II Simpósio Internacional, que decorre até 25 de outubro, com o lema “Teologia Política da Fé, Humanismo Cristão Ciências Religiosas”. Segundo o diretor da referida escola, José Afonso, o evento marca o arranque do novo ano letivo e serve para discutir e alargar novos conhecimentos.
O evento reuniu nas cidades da Praia e do Mindelo, 16 conferencistas nacionais e internacionais que, em três paineis de debate, evidenciaram a relação entre políticas públicas e a promoção do bem comum, na perspetiva cristã.E no entender o diretor da Escola Universitária constitui um momento de partilha e discussão, que trará novos conhecimentos, e enriquecerá o currículo da universidade que tem trabalhado na disseminação do saber e redução das assimetrias. .
Na mesma linha, o Grão-Chanceler da EU Catolica, Arlindo Cardeal Furtado, viu o momento como oportunidade de alargar os conhecimentos à volta do tema, tendo vários pontos de vista, tanto nacionais como internacionais.
Por sua vez, o presidente da república José Maria Neves, que presidiu a abertura do simpósio, destacou o papel da igreja católica na sociedade, e o seu pioneirismo na construção de cidadãos intelectuais que marcaram a história do arquipélago.
O evento, que se prolongará até o dia 25 de outubro, contará com a participação de conferencistas nacionais e internacionais, que irão debater temas como a relação entre o humanismo cristão, o bem comum e a dignidade humana. O evento pretende destacar, segundo os seus promotores, a importância de analisar os Fundamentos Religiosos Marianos e a Teologia Política da Fé, com foco na promoção do bem comum.
Redação Tiver