A Embaixada dos Estados Unidos da América em Cabo Verde anunciou, que a partir de agora, quem quiser obter um visto de estudante ou intercâmbio (vistos F, M ou J) para aquele país terá de tornar públicas as suas contas nas redes sociais. A medida visa, segundo o comunicado da Embaixada, facilitar os processos de verificação necessários para estabelecer a identidade e a admissibilidade dos candidatos ao território norte-americano.
Segundo comunicou a embaixada todas as pessoas que pretendem solicitar um destes vistos deverão alterar as configurações de privacidade das suas contas nas redes sociais para o modo “público”.
As categorias F e M dizem respeito, respectivamente, a estudantes em instituições académicas e vocacionais nos Estados Unidos, enquanto os vistos J abrangem participantes em programas de intercâmbio educacional e cultural, incluindo au pairs, professores e investigadores.
Refere-se que Cabo Verde encontra-se na lista de países sob ameaça de restrição de vistos pelos EUA, situação que pode ser contornada se assim como outros países, aceitar receber deportados.
Fonte: Expresso das Ilhas // Embaixada dos EUA