ISRAEL BOMBARDEOU ZONA DO PALÁCIO PRESIDENCIAL DA SÍRIA

Ataque israelita ocorre após dias de confrontos entre homens armados pró-governo sírio e combatentes que pertencem à seita minoritária dos drusos, perto da capital, Damasco.

A força aérea israelita atacou perto do palácio presidencial sírio na madrugada desta sexta-feira, horas depois de ter avisado as autoridades sírias para não se dirigirem a localidades habitadas pelos drusos, grupo minoritário concentrado sobretudo em zonas do sul da Síria.

O ataque ocorreu após dias de confrontos entre homens armados pró-governo sírio e combatentes que pertencem à seita minoritária dos drusos, perto da capital, Damasco. Os confrontos deixaram dezenas de pessoas mortas e feridas.

O ataque desta sexta-feira foi o segundo das forças israelitas à Síria esta semana e, ao atacar uma área próxima do palácio presidencial, Telavive parece enviar um forte aviso à nova liderança da Síria, maioritariamente constituída por grupos islamistas liderados pelo Hayat Tahrir al-Sham.

Na quinta-feira, o líder espiritual druso da Síria, Sheikh Hikmat Al-Hijri, criticou duramente o governo sírio por aquilo a que chamou um “ataque genocida injustificado” contra a minoria.

O exército israelita afirmou que os caças atingiram a zona adjacente ao palácio do presidente Hussein al-Sharaa, em Damasco. O comunicado não forneceu mais pormenores.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o ministro da Defesa, Israel Katz, declararam que o ataque era uma mensagem para os líderes sírios. “Esta é uma mensagem clara para o regime sírio. Não permitiremos a retirada das forças do sul de Damasco e qualquer perigo para a comunidade drusa”, lê-se numa declaração conjunta.

Fonte: Euronews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *