FAO DISPONIBILIZA 38 MILHÕES DE DÓLARES A CV PARA PERÍODO 2023/2027

A FAO vai disponibilizar 38 milhões de dólares ao País no quadro do Programa País, para o período 2023-2027.  Esta organização, compromete-se a engajar-se para que mais pessoas tenham melhor acesso à nutrição segura, inclusiva e equitativa.

O CPP, referenciado como um instrumento de planeamento e programação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), traduz a estratégia da agência em acções alinhadas com as prioridades de Cabo Verde.

Contribui directamente para o II Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS II), para a Agenda 2030 e para os ODS a nível nacional.

Também está plenamente integrado no quadro da cooperação das Nações Unidas com o País para o período 2023-2027 e alinhado com as prioridades do quadro estratégico da FAO para 2022-2031, a nível global, que são os Four Betters (quatro melhores), designadamente Melhor Produção, Melhor Nutrição, Melhor Ambiente e Melhor Vida.

O acto da assinatura da materialização deste financiamento aconteceu no Palácio do Governo, onde o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e a representante da FAO, Ana Touza, assinaram o documento com esta organização internacional a reafirmar a sua disponibilidade e engajamento em apoiar o País para um desenvolvimento sustentável.

Ana Touza descreveu o CPP como a continuação de 47 anos de cooperação entre a FAO e Cabo Verde, salientando que, em cada ciclo, esta organização procura mobilizar, aumentar e utilizar da melhor forma os recursos financeiros e que, nesta etapa, mais do que se duplicou o orçamento, passando dos 16 para 38 milhões de dólares para os próximos cinco anos.

Já o ministro Gilberto Silva traçou o CPP como “um instrumento muito importante, enquadrador e federador” desta acção conjunta que estabelece as prioridades, os projectos de intervenção, visando o alinhamento entre o que se vai fazendo com o que esta planeado, tanto em termos de intervenções, mas também da estratégia.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *