O Dia Mundial do Doador de Sangue, cujo lema é “Doe sangue, doe esperança: juntos salvamos vidas”, é celebrado com campanha de doação de sangue e caminhada de sensibilização. A responsável do laboratório de análises clínicas do Hospital Regional São Francisco de Assis, Carla Araújo, disse que para assinalar a data foi organizada uma campanha de doação voluntária de sangue durante esta semana.
Segundo a mesma, além de doação de sangue, está programada uma série de actividades de sensibilização para sábado, 14, com o objectivo de reforçar a importância de doar sangue para salva vidas.
Apontou que estão a ser distribuídas cartas informativas às diversas instituições, como forma de mobilizar e consciencializar a população sobre a doação de sangue.
Uma das principais acções é a realização no próximo sábado, Dia Mundial do Doador de Sangue, de uma caminhada de sensibilização pelas principais artérias da cidade de São Filipe, com a participação activa de doadores dos municípios de São Filipe e dos Mosteiros.
Só na quarta-feira cerca de 15 doadores de instituições como Cruz Vermelha, Polícia Nacional e bombeiros municipais dirigiram-se voluntariamente ao banco de sangue do hospital para doar sangue, mas sublinhou que a lista de doadores regulares e voluntários inclui membros da Igreja Adventista, escuteiros e voluntários de outras instituições.
Carla Araújo disse que, actualmente, o banco de sangue do Hospital Regional São Francisco de Assis conta com cerca de 800 doadores inscritos, dos quais aproximadamente 100 são doadores voluntários regulares e a maioria é composta por doadores familiares, mobilizados em situações de necessidade.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver