FG: INAUGURADO CENTRO DE CUIDADOS PALIATIVOS COM FOCO NA DIGNIDADE HUMANA

O Centro de Cuidados Paliativos Nossa Senhora da Encarnação, uma infraestrutura inovadora e de profunda relevância social e humanitária, situada nas imediações do Hospital Regional São Francisco de Assis foi inaugurado. A inauguraçao do Centro marca um passo decisivo na consolidação de uma política pública de saúde centrada na dignidade humana, especialmente nos momentos mais frágeis da existência.

Na sua intervenção Evandro Monteiro destacou a importância da iniciativa e afirmou que “hoje não estamos apenas a inaugurar um espaço. Estamos a afirmar uma política pública de saúde humanizada, que coloca a pessoa no centro, sobretudo nos momentos de maior fragilidade”.

Evandro Monteiro, que na altura do lançamento da primeira pedra para a construção do centro, em Março de 2018 era director do Hospital Regional São Francisco de Assis e da Região Sanitária Fogo/Brava, relembrou a conversa com o padre Ottavio Fasano que motivou a criação deste projecto, pensado não apenas como uma estrutura física, mas como uma filosofia de cuidado e uma resposta ética e política à dor e ao sofrimento crónico. 

Segundo Evandro Monteiro, os cuidados paliativos representam o grau máximo de civilização de um sistema de saúde, por oferecerem dignidade mesmo quando já não há cura.

A directora do Hospital Regional São Francisco de Assis, Jorgina Silva, enfatizou o impacto do Centro de Cuidados Paliativos na vida dos doentes e suas famílias e sublinhou que “este centro é um lugar de paz, de escuta e de imensa humanização”.

O centro foi construído com o apoio da Fundação Padre Ottavio Fasano, representada pelo seu presidente, Frei Gilson Frede, que anunciou oficialmente a doação da infraestrutura ao Governo de Cabo Verde. 

O religioso sublinhou que nem os Padres Capuchinhos nem a Fundação possuem os recursos técnicos e financeiros para garantir o funcionamento do centro, responsabilidade que passará para o Estado.

O Centro de Cuidados Paliativos Nossa Senhora da Encarnação foi idealizado para oferecer não só o alívio da dor e de sintomas físicos, mas também apoio emocional, espiritual e familiar, uma vez que profissionais de diversas áreas atuarão em conjunto, com o objetcivo de honrar a vida até ao seu último instante.

 Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *