As obras do Centro de Cuidados Paliativos da ilha do Fogo estão na reta final e devem ser concluídas em breve, anunciou hoje a ministra da Saúde que visitou as instalações.
O centro, que tem como objectivo oferecer um espaço humanizado para pacientes em fase terminal, representa um grande avanço na área da saúde para a região, referiu Filomena Gonçalves, para quem “a conclusão está próxima e com os últimos preparativos a serem finalizados”.
“Este é um grande ganho para a saúde em Cabo Verde, e mostra a importância das parcerias”, afirmou a titular da pasta da Saúde que sublinhou que os parceiros entenderam a necessidade de criar um espaço onde as pessoas possam “morrer com dignidade”.
O novo centro irá proporcionar cuidados adequados para aqueles que estão no fim da vida, oferecendo não apenas assistência médica, mas também apoio emocional e espiritual, tanto para os pacientes quanto para suas famílias.
“É um espaço para que as pessoas possam estar com dignidade, ao lado de suas famílias, em um ambiente agradável e com toda a assistência necessária”, acrescentou.
A criação deste centro é vista como uma “importante” etapa na humanização dos cuidados de saúde em Cabo Verde.
“Cabo Verde, agora mais do que nunca, precisa de um pacto e de um esforço conjunto para continuar a construir um país melhor”, ressaltou a governante que reforçou que é com diálogo e sugestões construtivas que o país pode superar obstáculos e continuar avançando na qualidade de vida da sua população.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver