FOGO: PM ENALTECE INVESTIMENTOS ESTRUTURANTES NO AERÓDROMO E NO DESENVOLVIMENTO DA ILHA

A expansão e modernização do aeródromo de São Filipe e a iluminação da pista visa reforçar a mobilidade aérea, a segurança e o desenvolvimento sustentável da ilha e do país. A declaração foi feita pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Segundo Ulisses Correia e Silva, que falava na quarta-feira, 04, em São Filipe, trata-se de um investimento global de 8,8 milhões de euros, aplicado na modernização do terminal e das suas instalações, na iluminação da pista e em projectos ambientais do aeródromo, alguns já em execução e outros em fase de implementação. 

Sublinhou que estes investimentos “são fundamentais para garantir a sustentabilidade aeroportuária” do ponto de vista climático e ambiental.

“Com as novas infraestruturas, Fogo passa a dispor de instalações modernas, funcionais e seguras, com ganhos significativos ao nível da triagem, do controlo e da capacidade de resposta, traduzindo-se numa melhoria clara da qualidade do serviço prestado aos passageiros, residentes, diáspora e turistas”, salientou.

A iluminação da pista, ainda segundo a mesma fonte, permitirá não só ampliar a programação das ligações aéreas, como assegurar operações em situações de emergência, nomeadamente transferências de doentes, que até agora estão condicionadas à luz do dia.

O chefe do Governo destacou ainda a parceria com a Câmara Municipal de São Filipe, materializada na instalação de iluminação pública LED ao longo da via de acesso ao aeródromo e da ciclovia, reforçando a segurança, a eficiência energética e a acção climática.

Durante a sua intervenção, Ulisses Correia e Silva reafirmou “o forte compromisso” do Governo com a ilha, apontando investimentos em requalificação urbana e ambiental, estradas, património edificado, água, saneamento e energias renováveis. 

Entre as obras em curso, destacou a asfaltagem do troço Patim–Salto–Cova Figueira e das vias urbanas dos Mosteiros, mas referiu ainda a projectos em Chã das Caldeiras, a generalização da iluminação pública LED, a valorização turística e ambiental das zonas rurais e a revitalização turística da estância balnear de Salinas, num investimento previsto de 130 mil contos.

Para Ulisses Correia e Silva, com uma diáspora “fortemente ligada à ilha” e uma parceria sólida entre Governo e as autarquias, estão reunidas as condições para um novo ciclo de desenvolvimento sustentável e inclusivo da ilha do Fogo.

Apesar da iluminação da pista, ainda não há uma data prevista para realização de voos noturnos, o que dependerá da certificação por parte da aeronáutica civil.

Na semana passada um avião especializado realizou testes e nos próximos dias as autoridades aeroportuárias terão em mãos o relatório que será integrado no processo a ser encaminhado para agência de viação civil que tem um prazo de 60 dias para a certificação e permitir assim a realização de voos nocturnos 

Até a sua certificação as autoridades equacionam a possibilidade de realizar voos testes noturnos com aparelhos militares. 

Fonte: Inforpress // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *