A ilha do Fogo acolhe a partir de hoje, e durante uma semana, a XII edição do programa “Rotas do Arquipélago – Abraçar Cabo Verde”, promovido pela Universidade de Santiago. O programa contará com a participação de mais de 150 alunos e professores que se reunirão para um vasto programa educativo, científico e cultural que visa fortalecer os laços académicos e promover o intercâmbio de conhecimentos.
A iniciativa, organizada através da plataforma “US Virtual”, reúne estudantes e docentes de diversas ilhas do arquipélago para reforçar a missão da universidade de aproximar a comunidade académica e servir as diferentes regiões do país.
Uma nota de imprensa da Universidade de Santiago (US) destaca que o programa foi desenhado para proporcionar um espaço de partilha de experiências e conhecimentos, contribuindo para a formação integral dos participantes.
Das actividades programadas destacam-se a realização do programa “portas abertas” que contará com a presença do presidente da câmara de São Filipe, Nuias Silva, e a conferência “Cabo Verde 50 anos: olhares cruzados sobre o passado, o presente e o futuro”, que reunirá académicos, profissionais e líderes comunitários para um debate aprofundado sobre os caminhos do desenvolvimento do país.
O programa inclui ainda workshops temáticos sobre “inteligência artificial”, “educação para a cidadania”, “gestão hoteleira e empreendedorismo”, além de encontros para discutir temas como a “busca activa de emprego” e os “desafios da sustentabilidade ambiental”.
A comemoração do Dia Internacional da Mulher também está prevista, com painéis de debate e actividades culturais que celebram a importância da mulher na sociedade.
Fonte:US // Ad: Redação Tiver