A ilha do Fogo registou de Novembro de 2023 a 01 de Abril de 2024 um total acumulado de 839 casos suspeitos, dos quais 479 foram casos positivos de dengue. Os dados estatísticos foram apresentados nesta terça-feira, na reunião da Comissão Municipal da Saúde da Delegacia de Saúde de São Filipe.
O município de São Filipe com 556 casos suspeitos e 335 casos confirmados de dengue foi o que registou a maior percentagem, seguido dos Mosteiros com 267 casos suspeitos e 139 confirmados e Santa Catarina do Fogo com 16 casos suspeitos e cinco casos confirmados.
Os dados estatísticos foram apresentados na terça-feira, 02, na reunião da Comissão Municipal da Saúde da Delegacia de Saúde de São Filipe, que contou com a participação de uma equipa multidisciplinar da Direcção Nacional do Ministério da Saúde, integrada pelo coordenador do Programa Nacional de Luta Contra os Vectores, do Instituto Nacional de Saúde Pública e CCS Sida.
A equipa multidisciplinar do Ministério da Saúde chegou à ilha na segunda-feira, 01, para uma visita de uma semana aos três municípios no quadro do programa de combate à dengue.
O coordenador do Programa Nacional de Luta Contra os Vectores, António Moreira, destacou como facto positivo a ausência de óbitos na sequência dos casos registados.
Contudo, explicou, “é importante” eliminar a doença a nível da ilha e evitar que se venha registar mais casos porque o maior número de casos diagnosticados representa maior probabilidade ter casos graves e ocorrência de mortes.
Fonte: Expressos das Ilhas // Ad: Redação Tiver