O coordenador do gabinete de supervisão comportamental do Banco de Cabo Verde (BCV), José Júlio Dias, afirmou hoje, que a maioria das fraudes está relacionada ao uso indevido dos sistemas de pagamentos digitais. As declarações foram feitas durante uma conversa aberta promovida pelo Banco de Cabo Verde, sobre “A importância da avaliação crítica das informações e recomendações obtidas online (influenciadores) na tomada de decisões financeiras”.
Durante uma conversa aberta sobre a importância da avaliação crítica das informações e recomendações obtidas online na tomada de decisões financeiras, o coordenador do gabinete de supervisão comportamental do Banco de Cabo Verde (BCV), José Júlio Dias, afirmou que a maioria das fraudes ocorre devido ao uso indevido dos sistemas de pagamentos digitais.
O evento, realizado no âmbito da 13ª edição da Global Money Week (GMW), teve como objetivo promover a educação financeira para crianças e jovens, capacitando-os a tomar decisões financeiras mais conscientes. José Júlio Dias explicou que a campanha visa alertar especialmente os jovens sobre os riscos do consumo digital e as fraudes associadas, destacando que muitos produtos financeiros divulgados por influenciadores digitais ainda não são regulamentados em Cabo Verde.
O coordenador ressaltou que, atualmente, os jovens são bombardeados por campanhas que, muitas vezes, promovem produtos não regulados. Ele alertou para as fraudes nos sistemas de pagamentos digitais, enfatizando que essas ocorrem devido ao uso inadequado das ferramentas, quando os usuários fornecem dados pessoais a páginas ou perfis falsos.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver