GMP APREENDE GRANDES QUANTIDADES DE GOMAS COM PRAZO DE VALIDADE EXPIRADO

Na sequência de queixas apresentadas por Munícipes, que denunciaram a venda de vários produtos fora do prazo, principalmente de produtos consumidos maioritariamente por crianças, a Guarda Municipal da Praia desencadeou um conjunto de operações no qual apreendeu, ao nível do comércio ambulante e retalhista, grandes quantidades de gomas com prazo de validade,  expirado ou rasurado, colocados em sacos de plásticos sem rótulos e destinados às crianças, bem como,  vários produtos alimentícios e não só, apreendido num dos armazéns grossistas da cidade da Praia. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal da Praia.

De acordo com uma nota da autarquia, esta vem realizando, desde o início deste mês, um conjunto de ações no sentido de pôr cobro a este ato condenável, sancionado por lei, e que tem prejudicado a saúde pública dos munícipes. Conforme escreveu no comunicado, estes atos já começaram a fazer vítimas, com uma Munícipe a denunciar à Guarda Municipal de que os filhos tiveram um ataque alérgico, supostamente por terem consumido gomas que compraram na rua.

Neste sentido, agindo em consequência, a Guarda Municipal desencadeou um conjunto de operações no qual apreendeu,  ao nível do comércio ambulante e retalhista, grandes quantidades de gomas com prazo de validade,  expirado ou rasurado, colocados em sacos de plásticos sem rótulos e destinados às crianças, bem como,  vários produtos, entre os quais, bebidas alcoólicas, doces, sumos, penso higiénico, bolachas, gelatinas, medicamentos, para além de 1764 sacos de mancarra com prazo de validade expirado,  apreendido num dos armazéns grossistas da cidade da Praia.

A CMP lamenta que o mercado da Cidade da Praia tenha sido inundado por diversos produtos de consumo com validade vencida ou prazo de validade rasurado, pelo que a Guarda Municipal tem dispensado uma atenção especial aos produtos que estão sendo comercializados pelas vendedeiras ambulantes.

A Autarquia da Praia deixa claro, uma vez mais, que a sua atuação tem sido puramente pedagógica, que as medidas implementadas não visam prejudicar ninguém, entende perfeitamente que os comerciantes/vendedeiras trabalham, arduamente, para o sustento das famílias e educação dos filhos, mas defende que o façam de forma correta.

A Guarda Municipal da Praia exorta também aos consumidores e Munícipes para estarem atentos aos prazos da validade dos produtos, pois vende-los fora de prazo de validade ou com prazos adulterados é crime. Ainda a mesma fonte alerta aos clientes para caso notarem qualquer tipo de irregularidade no prazo, exijam a troca, a devolução do dinheiro e denunciem a irregularidade junto às autoridades.

Fonte: CMP // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *