O Presidente da República, José Maria Neves, condenou ontem o golpe militar em curso no Gabão, e considerou que os golpes de Estado “não são soluções” para resolver os problemas do continente africano. Em declarações à imprensa, o Chefe de Estado diz que ficam defraudadas as expectativas dos cidadãos e das sociedades civis dos diferentes países africanos e que os problemas de governança das instituições continuam um desafio ao desenvolvimento do continente.
JMN afirmou que este golpe vem mostrar mais uma vez a complexidade e a dificuldade do continente neste momento, realçando que também nos mostra que há com certeza problemas em termos de governança, de instituições políticas e económicas, de expectativas dos cidadãos e das sociedades civis dos diferentes países africanos e de respostas aos desafios que se colocam ao desenvolvimento do continente.
Sendo a situação ainda pouco clara, o PR cabo-verdiano apontou que este golpe deve levar-nos ao aprofundamento da reflexão sobre a governança, a agenda de desenvolvimento, sobre os direitos civis políticos e sobre respostas às expectativas dos africanos para podermos ter uma África mais forte, mais próspera e mais inclusiva.
Um grupo de militares do Gabão anunciou hoje na televisão o cancelamento das eleições presidenciais que reelegeram, no sábado, Ali Bongo Ondimba e a dissolução de todas as instituições democráticas. O anúncio foi feito num comunicado de imprensa lido no Gabon 24, um canal de televisão detido pela Presidência do país, por cerca de uma dúzia de soldados gaboneses.
Fonte: PR // Ad: Redação Tiver