O Governo vai promover a aquisição de um navio Roll On Roll Off, construído de raiz, num investimento de 2,8 milhões de contos. Oobjectivo é reforçar o transporte interno de passageiros e carga entre as ilhas.
O anúncio foi feito pela ministra de Estado e ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Janine Lélis, em conferência de imprensa para balanço da reunião do Conselho de Ministros.
Explicou que a decisão surge no seguimento do compromisso assumido entre o Estado e a concessionária do serviço marítimo, em que ficou definido que a actual adenda ao contrato de concessão tem carácter transitório, até que sejam introduzidos novos navios na operação, seja por parte do Estado ou da própria concessionária.
Com esta medida, o Governo pretende promover uma maior conectividade entre as ilhas, reforçando a coesão territorial e aumentando a mobilidade interna de pessoas e mercadorias, dinamizar a economia nacional, melhorando a resposta à crescente procura por transporte marítimo público.
O Conselho de Ministros aprovou também uma proposta que será submetida ao Parlamento, visando conceder ao Governo autorização legislativa para regulamentar o regime de renda resolúvel, um instrumento que pretende alargar o acesso à habitação.
Destinado a jovens e famílias de baixos rendimentos, através de um modelo de arrendamento com opção de compra, o objectivo é criar uma alternativa viável para aqueles que não conseguem obter financiamento bancário para aquisição de casa própria.
Assegurou que actualmente, estão em construção cerca de 300 habitações que poderão integrar este regime de renda resolúvel, sendo que 166 localizam-se na cidade da Praia, 48 em São Vicente e 73 na ilha do Sal.
Fonte: Expresso das ilhas // Ad: Redação Tiver