O Governo e o Banco Mundial estão em negociações para um financiamento adicional de 4 milhões de dólares destinado ao Projecto Capital Humano. O objetivo é de ampliar o acesso a serviços básicos e melhorar a formação profissional no país.
No sentido de expandir o impacto do projeto, foi negociado um financiamento adicional de 4 milhões de dólares, dos quais 2 milhões correspondem a um donativo destinado a um novo componente: o fortalecimento do acesso a serviços de cuidados infantis de qualidade, que por sua vez esta focado na reabilitação, construção e equipamento de creches resilientes às alterações climáticas; melhoria do acesso a cuidados infantis para mulheres de famílias em situação de maior vulnerabilidade; capacitação da força de trabalho no setor dos cuidados infantis e no reforço da coordenação multissetorial e fortalecimento institucional nesta área.
No âmbito da implementação do Projeto Capital Humano, que tem como principal objetivo melhorar o acesso aos serviços básicos e à formação relevante para o mercado de trabalho em Cabo Verde, foram inicialmente estabelecidas quatro componentes:
• Reformas no sistema educativo, para preparar melhor os jovens para o mercado de trabalho;
• Melhoria do acesso dos jovens e das mulheres à formação profissional, garantindo maior alinhamento com as exigências do mercado de trabalho;
• Reforço do acesso a serviços básicos e promoção da inclusão social e produtiva das populações mais vulneráveis;
• Melhoria das condições de vida das famílias pobres e vulneráveis, assegurando-lhes um acesso mais equitativo aos serviços essenciais. Além disso, o projeto contempla a gestão e monitorização das atividades, bem como a capacidade de resposta imediata a crises ou emergências elegíveis.
Fonte: Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável – Cabo Verde