O Governo lançou hoje, nas redes sociais, um alerta a denunciar um esquema de fraude online. Na sua pagina do Facebook o Ministério das Finanças e Fomento Empresarial dá conta da circulação de um falso anúncio que se destina atingir pequenas e médias empresas.
Foi divulgado neste domingo, o5, no Facebook um anúncio a informar que o Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial, em parceria com o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, está fornecendo assistência/subsídios financeiros a agricultores, empresários e PME para ajudá-los a se recuperar da atual crise económica global.
Ainda na mesma publicação consta que os indivíduos e entidades empresariais interessados que desejam ser considerados para este “programa de financiamento crucial” são convidados a saber mais e enviar sua inscrição através de um link que foi disponibilizado na mesma publicação.
E hoje o Ministério das Finanças e Fomento veio também no Facebook desmentir tal informação, afirmando que se trata de um esquema que cobra taxa de inscrição e ainda retém dados pessoais.
O ministério informou ainda que qualquer apoio que seja atribuído aos empreendedores nacionais segue um critério e trâmites junto da entidade competente na matéria, nomeadamente a Pró Empresa e, no caso dos apoios que são atribuídos ao abrigo do Plano de Retoma Económica a tramitação é feita junto dos bancos comerciais.
Esta não é a primeira vez que o Ministério das Finanças e Fomento Empresarial vem denunciar tais práticas, já havia ocorrido em outubro de 2022 e teve uma internauta que comentou na época “no final do concurso pedem para comunicar com uma pessoa no Quénia e pedem um documento de certificação onde você tem que enviar 28.000 escudos cabo-verdianos”.
“Informamos que a página falsa que vinha utilizando de forma indevida e abusiva o nome e imagem desta instituição, foi retirada do ar”, salientou o Ministério das Finanças e Fomento.
Fonte: A Nação // Ad: Redação Tiver