O Governo autorizou a Direcção Geral do Tesouro a conceder aval à Empresa de Produção de Electricidade de Cabo Verde, como garantia de um empréstimo bancário de 600 mil contos contraído junto do Banco Cabo-verdiano de Negócios. A EPEC pretende realizar investimentos na manutenção das centrais eléctricas e reforçar a sua tesouraria, no intuito de fortalecer a sua competitividade e garantir a sua sustentabilidade
A informação consta da Resolução n.º 100/2025, de 02 Outubro, publicada hoje no Boletim Oficial.
A EPEC recorreu a um financiamento bancário para suportar as despesas de investimentos e reforço da sua tesouraria, no montante de 600 milhões de escudos a contratar junto do Banco Cabo-verdiano de Negócios, mediante a emissão do aval do Estado como garantia da respectiva operação.
Conforme justifica o Governo, o Estado de Cabo Verde, na qualidade de accionista, reconhece a importância de apoiar a empresa mediante a concessão deste aval.
Isto, acrescentou, considerando que o “sector de actuação da EPEC é um pilar fundamental para o desenvolvimento da economia de Cabo Verde, dado que esta empresa assegura o fornecimento de energia elétrica, um recurso essencial para todos os sectores do país, e assume um papel central na modernização e sustentabilidade do sector energético”.
De acordo com a mesma resolução, o prazo global da operação é de 88 meses, que inclui um período máximo de desembolso de quatro meses e um período de amortização de 84 meses, de acordo com o plano financeiro aprovado pelo banco credor.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver