O Governo classificou hoje como “extremamente positiva” a implementação do mecanismo de apoio às creches, destacando avanços no acesso, qualidade dos serviços e expansão territorial, reforçando políticas de cuidados infantis.
A avaliação foi apresentada pelo ministro de Estado, Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, à margem do Workshop Nacional sobre o Mecanismo de Apoio à Creche, realizado na cidade da Praia, sob o lema “Investir nas crianças é investir no futuro”.
Segundo o governante, a generalização do acesso aos cuidados infantis é uma das prioridades do executivo, com progressos consolidados no ensino básico e secundário, mas com desafios ainda significativos ao nível das creches e jardins de infância, devido à escassez de infra-estruturas e de recursos humanos.
Nesse contexto, reforçou a criação do Plano Nacional de Cuidados, em 2017, que permitiu estruturar um sistema nacional de cuidados, criar a categoria profissional de cuidadores e promover a igualdade de género, reduzindo a sobrecarga das mulheres na prestação de cuidados aos dependentes.
O Governo, no âmbito do Projecto Capital Humano (financiado pelo Banco Mundial), investe cerca de 370 mil contos para reforçar o acesso a creches e jardins de infância, beneficiando cerca de seis mil crianças em 32 infra-estruturas municipais.
O ministro reconheceu a existência de constrangimentos, sobretudo nas ilhas de Santiago, São Vicente, Sal e Boa Vista, mas sublinhou que o país registou melhorias significativas nos últimos anos.
“Hoje estamos muito melhor no acesso a esses serviços, com mais qualidade e maior quantidade, chegando a todos os municípios”, afirmou, classificando o balanço como “extremamente positivo”.
Em 2023, foram contratados 90 cuidadores formais em 15 concelhos, e em 2024 foram integrados mais 60 profissionais, por forma a garantir a cobertura, em todas as ilhas, e apoio a mais de mil famílias com necessidades especiais.
No quadro do reforço do sistema, Cabo Verde solicitou ainda um financiamento adicional de 3,75 milhões de dólares, com vista à qualificação e expansão dos espaços de cuidado infantil, no âmbito do Projecto Capital Humano.
“O acesso a creches e jardins de infância não pode ser um bem de luxo. É uma necessidade e um direito das crianças”, afirmou o governante, reiterando o compromisso do Governo em continuar a investir para colmatar a insuficiência de infra-estruturas e garantir a igualdade de oportunidades desde a primeira infância.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver