GOVERNO DISPONIBILIZA 11,8 MIL CONTOS PARA CARNAVAL NACIONAL 2023

O Governo disponibilizou um total de 11,8 mil contos para o Carnaval Nacional 2023. Este montante visa estimular e incentivar os desfiles para a festa do “Rei Momo”.

Em comunicado, o executivo explica que o financiamento enquadra-se no programa de desenvolvimento da cultura e das indústrias criativas, uma iniciativa que elege este sector como pilar importante do crescimento económico e de afirmação do país no contexto internacional.

“Cabe ao Estado, enquanto promotor, primeiro de políticas públicas de incentivo ao sector cultural e das indústrias criativas, criar as condições e contextos favoráveis ao pleno desenvolvimento do sector, numa lógica de integração com outras áreas decisivas ao crescimento económico, notoriamente o turismo, o comércio e/ou os transportes”, lê-se no documento.

Daí a atribuição do montante disponibilizado pelo Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e do Fundo do Turismo, aos grupos de carnaval que saem este ano às ruas para festejar a festa do Rei Momo.

Deste montante, esclarece, cinco mil contos são destinados à Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente (LIGOC-SV), 2,4 mil contos aos três grupos de Carnaval da Ribeira Brava, São Nicolau (Copa Cabana, Brilho da Zona e Estrela Azul), cabendo a cada um 800 contos.

De acordo com a mesma fonte, os grupos de carnaval da Praia contam com o financiamento directo do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, no valor de 1,2 mil contos, repartidos entre Samba Jó, Vindos do Mar, Vindos do Oriente e Bloco Afro Abel Djassy, no montante de 300 contos cada.

Em relação aos grupos de carnaval dos restantes municípios, onde a festa do Rei Momo é celebrada como maior pujança, o ministério disponibilizou ainda por município, um montante de 2,4 mil contos, através do edital, cabendo a cada câmara municipal um montante de 200 contos.

O financiamento para o Carnaval Nacional 2023 já foi totalmente disponibilizado, tanto à LIGOC-SV, aos grupos de carnaval de Ribeira Brava e da Praia, como também às restantes câmaras municipais.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *