GOVERNO GARANTE APOIO APÓS TEMPESTADE ERIN

O governo fez ontem um balanço das ações implementadas nas ilhas afetadas pela tempestade Erin, nomeadamente São Vicente, Santo Antão e São Nicolau. Até ao momento, foram mobilizados cerca de 1,4 milhões de contos para obras de infraestrutura e apoio às famílias afetadas.

 O ministro das infraestruturas, ordenamento do território e habitação destacou que todos os contratos com empresas e entidades responsáveis pela recuperação das infraestruturas já foram assinados e a execução física das obras está em fase avançada. Segundo Víctor Coutinho, as áreas que não exigem projetos complexos estão praticamente concluídas, enquanto outras dependem ainda de projetos de especialidade, que já se encontram em execução.

 O ministro da Agricultura e ambiente, Gilberto Silva revelou que os programas de apoio aos agricultores e criadores avançam conforme planeado. Até agora, 107 agricultores e 55 criadores receberam contratos, e os pagamentos, que ultrapassam 25 mil contos, serão efetuados nos próximos dias. As obras das galerias hidroagrícolas estão com cerca de 60% de execução financeira e 40% de execução física.

Por sua vez, Fernando Elísio Freire, afirmou que cerca de 500 famílias estão a ser apoiadas com fornecimento alimentar durante seis meses. Adicionalmente, uma pensão de emergência de 20 mil contos foi aprovada para os familiares das vítimas, com vista a garantir apoio de sobrevivência, e o realojamento temporário de 70 famílias está em curso.

Os ministros garantiram que todas as medidas, desde infraestruturas a apoios sociais e económicos, continuarão a ser implementadas sem interrupções, assegurando que os atrasos burocráticos não comprometem o apoio efetivo às populações afetadas pela tempestade Erin.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *