GOVERNO LANÇA PROGRAMA DE APOIO À REFORMA EDUCATIVA EM CABO VERDE

O ministro da Educação, Amadeu Cruz, apresentou as principais diretrizes do novo Programa de Apoio à Reforma Educativa Prioritária em Cabo Verde, financiado pelo Global Partnership for Education, em 5 milhões de dólares. O programa visa a consolidação das reformas no ensino básico e a reestruturação do ensino pré-escolar, uma prioridade do governo.

Em declaração aos jornalistas no lançamento do Programa de Apoio à Reforma Educativa Prioritária em Cabo Verde, Amadeu Cruz explicou que o programa tem como objectivo não apenas a universalização do pré-escolar, mas também a preparação para a sua obrigatoriedade antes da entrada no ensino básico.

O titular da pasta da Educação também enfatizou a colaboração com as câmaras municipais e as organizações da sociedade civil que gerem os jardins de infância, visando melhorar as condições de trabalho dos educadores. Amadeu Cruz sublinhou ainda o compromisso com a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, mencionando que já foi aprovado um decreto-lei sobre a educação especial.

Com o novo programa, espera-se melhorar ainda mais as condições para esses alunos, com a disponibilização de materiais didácticos adequados e a criação de ambientes inclusivos tanto nos jardins de infância quanto nas escolas.

Desde 2016, segundo o ministro, a taxa de frequência no pré-escolar aumentou de 80% para 86% das crianças dos 4 aos 5 anos. No entanto, Amadeu Cruz frisou que é necessário expandir o acesso, sobretudo nas grandes cidades como Praia, Sal, São Vicente e Boa Vista.

Por sua vez, o Representante Residente do PNUD, UNICEF e UNFPA, David Matern, reforçou o compromisso com a educação pré-escolar inclusiva e de qualidade no país.

Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *