O Governo deu início aos workshops no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2022-2026, com o objetivo de reforçar as políticas ambientais e sociais do país. No discurso, Olavo Correia fez um balanço positivo nesses anos em que o plano esteve em curso, apesar dos desafios impostos pela pandemia da covid-19.
No discurso de abertura, o ministro das Finanças destacou a importância do Planeamento Estratégicopara o crescimento sustentável.
“Fazer de Cabo Verde uma nação jovem, apostando na juventude, educação, formação, criatividade e na capacidade de competir globalmente, uma nação inclusiva, em termos sociais, regionais e de gênero, e capaz de se afirmar como referência mundial, com uma democracia estável, Estado de direito e um país onde todos possam se orgulhar e contribuir com sua energia e criatividade”, afirmou”. – Olavo Correia
Os workshops visam capacitar técnicos e decisores políticos para a implementação de medidas estratégicas em áreas como energia renovável, gestão de recursos naturais e adaptação às mudanças climáticas.
Olavo correia, destacou os avanços do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável em investimentos económicos, redução da pobreza e do desemprego, bem como melhorias em áreas sociais como energia, habitação e alimentação.
Nessa lógica, reforçou o compromisso com a criação de oportunidades para jovens, apesar da emigração. O Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2022-2026 pretende alinhar as políticas nacionais com os compromissos internacionais sobre sustentabilidade. A iniciativa envolve setores como ambiente, economia, infraestruturas e inclusão social, promovendo uma abordagem integrada.
Redação Tiver