A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Miryan Vieira, afirmou que o Governo está a mobilizar apoios para responder às consequências da tempestade que atingiu São Vicente. As ações passam pela mobilização de apoios internos e internacionais, para acudir de forma imediata às populações afetadas, com o objetivo de garantir uma resposta solidária e eficaz às populações afetadas.
Miryan Vieira, adiantou que o Governo está em contacto com países que têm experiência em matéria de mobilização e gestão de assistência humanitária. A responsável garantiu que os apoios serão devidamente canalizados para responder às necessidades das populações afectadas.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros encontra-se igualmente em articulação com a diáspora cabo-verdiana, no sentido de canalizar recursos para mitigar os efeitos provocados pela tempestade.
Conforme avançou a governante, a Espanha vai disponibilizar apoio humanitário a partir das Ilhas Canárias, garantindo uma resposta célere à situação de emergência.
De realçar que a ilha de São Vicente foi fortemente fustigada pela tempestade de 11 de agosto, que provocou perdas humanas e materiais. Neste momento, tanto a sociedade civil como a diáspora cabo-verdiana estão mobilizadas para apoiar as vítimas e contribuir para a reconstrução da ilha.
Redação Tiver